Manuel Abecasis, Presidente do Conselho de Administração da APCL

Manuel Abecasis MD PhD, é Presidente da Associação Portuguesa contra a Leucemia (APCL). Formou-se na Universidade de Lisboa e especializou-se em Hematologia no Reino Unido, tendo sido Leukaemia Research Fund Fellow em Marselha. Em 1987 foi pioneiro na transplantação de medula óssea em Portugal (IPO Lisboa), tendo criado o registo nacional de transplantação hematopoiética no Ministério da Saúde. Presidiu ao IPO de Lisboa em 2001-02 e ao Colégio de Hematologia Clinica da Ordem dos Médicos. Foi diretor clinico do Registo Português de Dadores de Medula Óssea e Professor Associado da Nova Medical School de Lisboa. Recebeu várias distinções incluindo o Grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito, Medalha de Ouro do Ministério da Saúde e o Clinical Achievement Award do Grupo Europeu de Transplantação de Medula Óssea.

APCL

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), que conta com 20 anos de atividade, foi fundada em resultado da iniciativa de um conjunto de doentes que sobreviveram a patologias do foro HematoOncológico (Leucemias e Linfomas) e de um grupo de médicos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG) de Lisboa que os trataram. A principal motivação dos Fundadores da APCL radicou na sua compreensão da importância de consciencializar e mobilizar a sociedade civil no apoio a todos os que diariamente lutam contra a devastadora doença que é a Leucemia. A APCL tem como missão contribuir para a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, apoiando as famílias e doentes mais necessitados, a nível nacional, mas também promover a prevenção, tratamento e investigação clínica.
Mais informações disponíveis em: www.apcl.pt

Isabel Barbosa, presidente da APLL

Isabel Barbosa é voluntária em associações de doentes desde 2009, o que veio a culminar com a sua integração na Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) em 2011, onde atualmente é Presidente da Direção. Com a sua experiência profissional em terapia celular e hematologia, tem, atualmente, oportunidade de comunicar e oferecer suporte aos doentes afetados por doenças malignas do sangue. Colabora com várias Associações Internacionais, tendo a oportunidade de partilhar experiências e renovar alguns dos projetos a decorrer na APLL.

APLL

A Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em abril de 2001, no Porto por doentes, familiares e profissionais de saúde, tendo como objetivo apoiar e melhorar a qualidade de vida de doentes com leucemias, linfomas e outras doenças hematológicas malignas. A APLL é uma equipa multifuncional que desempenha um papel crucial em várias áreas, desde o apoio direto aos doentes em todo o pais, até à sensibilização pública sobre estas doenças. A sua missão é fornecer suporte informativo, psicológico e reabilitação física aos doentes, garantindo que não enfrentem sozinhos os desafios associados ao diagnóstico e tratamento de leucemias e linfomas e outras doenças malignas do sangue. Há que criar um clima de confiança para que nasça a esperança no espírito de quem sofre. Mais informações em www.apll.org.

Ana Luísa Pinto, Secretária-Geral SPH

Ana Luísa Pinto nasceu em Braga em 1986. Foi aluna do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de 1993 a 2002. Frequentou o mestrado integrado em Medicina na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, tendo terminado o curso em 2011. Iniciou a sua atividade profissional em 2012 na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, onde realizou o internato do Ano Comum. Foi interna de formação específica de Hematologia Clínica no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra de 2013 a 2018. Atualmente é assistente hospitalar de Hematologia Clínica na Unidade Local de Saúde de São João (desde 2019). Desde janeiro de 2024 é Secretária-Geral da Sociedade Portuguesa de Hematologia.

SPH

A Sociedade Portuguesa de Hematologia é uma associação sem fins lucrativos cujos estatutos datam de 1997, que tem por principal objetivo promover e contribuir para o desenvolvimento da Hematologia em Portugal. Fomenta a reunião periódica dos seus associados para partilha de conhecimento científico e de experiências clínicas particulares, tendo nos últimos anos apoiado múltiplos jovens hematologistas, não só em estágios fora do país, como no desenvolvimento de projetos de investigação clínica, básica e de translação.

Mais informações em www.sph.org.pt.

Domingos Loureiro

Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, exerce também o cargo de Diretor da Licenciatura em Artes Plásticas. É investigador integrado do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Como artista plástico, tem realizado exposições e tem obras representadas em coleções públicas e privadas em diversos países, incluindo Japão, Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Espanha, Inglaterra, Polónia e Portugal. Autor de diversas publicações e textos sobre arte e paisagem contemporânea, também coordena projetos de investigação e eventos académicos e artísticos, tanto a nível nacional como internacional.

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Localizada no centro da cidade do Porto, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto é uma Instituição de referência no ensino, investigação, produção e partilha de cultura nas áreas da Arte e do Design.

Oferece um largo leque de cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento nas áreas das Artes Plásticas, Design, Estudos de Arte, Desenho e Educação Artística, bem como cursos de especialização e de formação ao longo da vida.

A investigação desenvolve-se em dois centros de investigação: o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).

Mais informações em www.up.pt/portal/pt/fbaup/

Cristina Troufa

Cristina Troufa nasceu no Porto em 1974. Em 1998 conclui a Licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e, em 2012, conclui o Mestrado em Pintura na mesma Faculdade onde também dá formação nos Cursos de Formação Contínua. Desde 1995 que participa em exposições coletivas e individuais em Portugal, Itália, Espanha, Austrália, Canadá, Dinamarca, Escandinávia, Taiwan, França, Inglaterra e EUA. Em 2021 foi artista convidada na exposição “Women Painting” no Museu Europeu de Arte Moderna em Barcelona. Em 2014, 2016 e 2018 foi artista convidada na “Bienal de Arte Contemporânea de Salerno” Itália. Em 2011 obteve uma bolsa da FADEUP em cooperação com a Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2015 foi artista convidada e membro do júri na seleção de artistas portugueses do projeto "PortugArt" em Londres. Referenciada e entrevistada em vários meios de comunicação social, dentro e fora de Portugal, o seu trabalho ilustra a capa e miolo de revistas e livros de autores nacionais e internacionais. A sua obra está presente em coleções de arte de instituições públicas e privadas.